Notícias

Desenvolvimento Industrial

SESI e SENAI trazem o passado, presente e futuro da indústria para a 23ª Minas Trend

Entidades promovem diversas atividades - que incluem robôs, realidade virtual e parte do acervo do Museu de Artes e Ofícios, para divulgar os serviços prestados para a indústria, estudantes e comunidade em geral

Por Namídia Comunicação

11/10/2018 13:41:36

 Atualizado em - 26/10/2018 16:47:06

SESI e SENAI trazem o passado, presente e futuro da indústria para a 23ª Minas Trend

Denominada Conheça o SESI, a área ocupada pela entidade contará com dois espaços, Exposições, que irá apresentara criatividade dos alunos e qualidade da infraestrutura oferecida, e Práticas, que destaca as atividades proporcionadas para a indústria, seu trabalhador e dependentes. No espaço Exposições, o SESI traz a mostra Photon - Fotografia na Escola composta por fotografias de alunos do SESI SENAI de Vespasiano, que propõe uma forma diferente de enxergar e entender os espaços do cotidiano e suas variadas funções. O Projeto Photon – Fotografia na Escola – foi idealizado pela professora de artes da unidade SESI SENAI de Vespasiano, Aloma Batista, e reúne uma série de fotografias obtidas, através de telefones celulares, por alunos que retratam locais comuns, que normalmente passam despercebidos no dia-a-dia, mas se transformam em objetos de contemplação por meio do olhar de cada fotógrafo. Uma parte das fotografias foi selecionada pelo Edital da Casa do Baile, na Pampulha, ficando em exposição no local até o dia 30 de novembro e, a outra, incluída na exposição apresentada no Minas Trend.

Equipamento cultural mantido pelo SESI-MG, o Museu de Artes e Ofícios leva para a Semana de Moda Mineira a exposição Ofícios da Moda, um recorte do seu acervo relacionado com a indústria de moda que apresenta peças, maquinários e ferramentas que resgatam a memória e importância das atividades do couro, fiação, tecelagem, lapidação e ourivesaria.  O Museu de Artes e Ofícios - MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil, revelando-se um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com seu tempo. Através de 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, entre instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos, O MAO conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais. O acervo do Museu é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Com o objetivo de divulgar o investimento da rede educacional do SESI na Educação Tecnológica e no Pensamento Computacional preparando para o mercado de trabalho, desenvolvendo a cultura da inovação, da criatividade e do empreendedorismo, a entidade exibe no Minas Trend um robô, representando a indústria de moda, construído com LEGO pelos alunos da Educação Tecnológica do SESI que utilizaram blocos de montar aliados à robótica e programação.

Na área de Práticas o SESI apresenta seus serviços prestados em Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Atividades Físicas, Empresariais e de Responsabilidade Social através de oficinas e mini palestras que abordam cultura, artesanato reciclável, saúde e importância da prática de atividades físicas, fotografia e tratamento de imagens.

Também estão programadas as ações Artes: Promoção e Acesso: Cultura e Responsabilidade Social, com interface com os grafiteiros, escola de cultura, oficinas de saberes tradicionais e reutilização de materiais com foco na sustentabilidade e descarte correto de resíduos, Tecnologia, e Inovação: Cultura e Educação, que traz exposição do acervo SESI Museu onde, através da realidade virtual, possibilita “conhecer o passado, pensar o presente e planejar o futuro”, Exposição de Robótica SESI: A tecnologia e inovação no ensino SESI, Soluções para indústria: saúde, responsabilidade social, esporte e cultura, com mostra de EPI customizado em parceria com área de saúde e alunos do SENAI MODATEC, Qualidade de vida: Alimentação e Atividade Física, com ações voltadas para a indústria, e Gastronomia e Festa Popular com apresentação do Clube do Choro.

Na área Conheça o SENAI o público terá acesso ao Espaço Consultores: Diagnostico, ondeconsultores estarão disponíveis para bate papo com empresários/expositores apresentando diagnósticos iniciais sobre processos produtivos, design estratégico para o segmento de moda, design gráfico para marca e embalagens e modelagem. A entidade também promove atividades com acesso livre, como Tecnologia e Inovação: Interação com Visitantes, onde um braço mecânico robotizado produz croquis, Tecnologia e Inovação: Utilização de Caneta 3D no Desenvolvimento de Protótipos, Óculos Virtuais, com imagens de simulação da indústria 4.0 ou desfiles, e Totens TV: Conhecendo a Escola que transmitem vídeos SENAI 360º e Curso Técnico em Vestuário EAD.