Especiais

Tecnologia e inovação

Saiba o que é Indústria 4.0 e conheça 9 inovações

Entenda o conceito e acompanhe as principais tendências

Por Fernanda Fontes

18/07/2018 09:42:47

 Atualizado em - 18/01/2019 15:19:36

Saiba o que é Indústria 4.0 e conheça 9 inovações

As três primeiras revoluções industriais foram caracterizadas, respectivamente, pela mecânica, eletricidade e automação. Apesar de ter impactado não somente as produções fabris, mas também a economia e a sociedade, houve um tempo maior para que as pessoas assimilassem as novidades.

Atualmente, com a Indústria 4.0, termo cunhado para denotar a 4ª Revolução Industrial, o ponto crítico é a velocidade com a qual a transformação acontece. Pessoas e organizações precisam ser ágeis para acompanhar as mudanças e assimilar as inovações que já estão em curso. Você está preparado?

O que é Indústria 4.0

A indústria 4.0 faz parte da era da Internet Industrial, onde máquinas inteligentes, análise de dados computacionais, atividades colaborativas e diversas inovações tecnológicas estão alinhadas para gerar significativas mudanças nos mais diversos setores.

O termo passou a ser usado pelo público geral em 2011 na Feira de Hannover e representa a descentralização de processos e a conexão de dispositivos inteligentes a máquinas.

Os impactos das novas ferramentas tecnológicas na cadeia de produção são gigantescos se comparados às de outras revoluções. Por isso, empresários, diretores, executivos, empreendedores e profissionais de mercado precisam atentar para as novas tecnologias para implementar soluções nas organizações onde trabalham.

É preciso entender também que as inovações emergentes de TI e a automação industrial criam ambientes altamente produtivos, onde máquinas operacionalizam parte significativa das atividades e os homens trabalham de maneira gerencial e estratégica.

Compreender as tendências e assimilá-las à rotina das organizações é fundamental para acompanhar as mudanças que estão sendo vivenciadas. Só assim será possível seguir o passo da transformação digital e desenvolver empresas mais competitivas.

Tendências em inovação da Indústria 4.0

As mais variadas tecnologias disruptivas influenciam diretamente na construção da indústria 4.0. Nos próximos anos, as fábricas serão tomadas por soluções que englobam as principais tendências em inovação.

Conheça agora 9 tecnologias aplicadas nos mais variados setores.

Internet das Coisas

É a junção de objetos físicos, comumente usados no dia a dia, à internet. A tecnologia permite que as rotinas sejam mais produtivas e inteligentes. Como exemplo, tem-se um carro autônomo que, por si, define o melhor trajeto e velocidade para levar um passageiro para casa.

Impressão 3D

Também conhecida como manufatura aditiva, a impressão 3D permite criar um modelo físico a partir de um desenho digital. A tecnologia serve para desenvolver produtos, criar protótipos, fabricar pequenos lotes de peças, imprimir gabaritos de montagens, etc. Um de seus usos mais surpreendentes está na construção de casas de 38 m² em até 24 horas.

Inteligência Artificial

Segmento da computação que simula em robôs as capacidades humanas de raciocinar, resolver problemas e tomar decisões por meio de softwares.

Nanotecnologia

É o desenvolvimento e controle de uma matéria em nanoescala, onde se modificam características de materiais. Usado comumente na medicina, ciências da computação, eletrônica e engenharia de materiais.

Realidade Virtual

Cenários imersivos criados por sistemas computacionais transportam usuários de tecnologias vestíveis para ambientes digitais que parecem fazer parte da realidade.

Realidade Aumentada

Tecnologia que adiciona elementos como informações, gráficos e imagens ao ambiente real, ou seja, traz o mundo virtual para a realidade.

Big Data

Estrutura de dados que se vale de novas abordagens para capturar, analisar e gerenciar volumes extensos de informações.

Biotecnologia

Manipulação de organismos vivos para o desenvolvimento e modificação de produtos.

Bitcoin e Blockchain

Moedas eletrônicas disseminadas pela web. Têm como características a fácil negociação e o baixo custo operacional. A segurança em relação a esse tipo de transação está cada vez mais sofisticada.

Gostou de saber o que é indústria 4.0 e conhecer as principais inovações? Que tal fazer um curso gratuito e aprofundar ainda mais seus conhecimentos? Acesse o site e faça já sua inscrição.