Especiais

Tecnologia e inovação

Profissional da Indústria 4.0: conheça 7 habilidades a serem desenvolvidas

Competências são exigidas no cenário da transformação digital

Por Fernanda Fontes

13/08/2018 15:47:47

 Atualizado em - 13/08/2018 15:51:39

Profissional da Indústria 4.0: conheça 7 habilidades a serem desenvolvidas

Quando acontece uma nova revolução industrial, o mercado, a sociedade e as relações humanas são impactados. Esse é um processo natural que aconteceu em todas as transformações e, com as mudanças recentes no âmbito digital, nada soa diferente.

Alguns homens têm medo de que as máquinas venham a substituí-los. Nada novo até aqui. Como visto nos anos anteriores, algumas funções serão alteradas, mas as chamadas “profissões do futuro” exigirão do profissional da indústria 4.0 algumas habilidades específicas. Conheça agora as 7 principais e se destaque nas próximas entrevistas.  

1 -  Formação multidisciplinar

Quando um profissional possui formações e interesses em áreas diversas, ele desenvolve um olhar plural sobre as várias esferas de atuação da empresa. A partir da percepção do todo, criar produtos e serviços inovadores passa a ser mais fácil. Além disso, a relação com os processos industriais pode ser facilitada.

2 -  Relacionamento interpessoal

Transitar bem entre os diversos setores e ter um bom relacionamento com as pessoas é fundamental para assegurar o trabalho em equipe e a criação de ações colaborativas. Ter inteligência emocional também é importante para que os trabalhos desenvolvidos entre todos os campos da instituição sejam feitos de maneira correta e eficiente.

3 - Capacidade de tomar decisões

A indústria 4.0 está atrelada à capacidade de inovar e à velocidade com a qual as mudanças acontecem.  Dentro deste cenário, é fundamental sentir-se à vontade para tomar decisões imediatas, com base na análise de dados e de informações geradas pela tecnologia de Big Data. 

4 - Visão técnica

Saber colocar em prática os ensinamentos aprendidos é importante no cenário da indústria 4.0. E quando um curso oferece a prática, o profissional sai mais bem preparado. Por esse motivo, os profissionais que têm cursos técnicos no currículo são mais bem avaliados nos ambientes de inovação, pois é preciso entender como algo efetivamente funciona para ser capaz de colaborar na construção de um novo processo ou produto. 

5 - Habilidade em outros idiomas

Compreender outras línguas ajuda os profissionais a ler livros, aprender a operacionalizar máquinas importadas, trocar ideias com profissionais de outros países para o aprimoramento de novas técnicas e, o mais importante, fazer negócios.

Com polos de inovação nos mais diversos países do mundo, é necessário saber mais do que o inglês para ter sucesso e se destacar.

6 - Agilidade para acompanhar o mercado

Mudanças acontecem com muita rapidez neste novo cenário industrial. O que é uma tecnologia emergente hoje, amanhã poderá ser obsoleta.

Para conseguir acompanhar as mudanças, é preciso ter atenção a tudo o que acontece ao seu redor. É necessário fazer do aprendizado um processo constante, ininterrupto.

7 -  Flexibilidade

Parte significativa das tarefas operacionais serão feitas por máquinas. O novo profissional deverá ter um olhar mais estratégico e ser capaz de realizar multitarefas, ou seja, ser flexível em relação ao desempenho de suas funções. O papel de cada um será reformulado e, assim, espera-se que as potencialidades sejam desenvolvidas em proximidade com as tecnologias.

Todo profissional da indústria 4.0 precisa aprimorar suas habilidades e investir em conhecimento para se destacar. Portanto, compartilhe a matéria em suas redes sociais e mostre que você está preparado para o mercado.