Notícias

Tecnologia e inovação

Presidente da FIEMG destaca oportunidades com a Indústria 4.0

Em palestra na primeira edição do Cemig Tech, Flávio Roscoe abordou impactos da inovação no ambiente de negócios

22/01/2019 17:33:32

 Atualizado em - 22/01/2019 17:33:32

Presidente da FIEMG destaca oportunidades com a Indústria 4.0

Flávio Roscoe, da FIEMG (esq.), Thiago de Azevedo Camargo (centro) e Francisco Gaetani, da FGV, debatem inovação no evento Cemig Tech / Foto: Netun Lima/Divulgação Cemig

"Temos que entender que a Indústria 4.0 não é ameaça. É oportunidade.” A constatação é do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, em palestra no primeiro encontro do Cemig Tech de 2019,  realizado nesta terça-feira (22/1), no auditório da Companhia, em Belo Horizonte.  O líder industrial apresentou um histórico da evolução industrial no mundo e os desdobramentos com a chegada da quarta revolução. "Se por um lado é um grande desafio, por outro lado é uma grande oportunidade para usarmos o que o brasileiro tem de melhor: a criatividade”, concluiu.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga, que destacou a inovação como ferramenta para  garantir um melhor ambiente de negócios em Minas Gerais. “A inovação pode aumentar a produtividade do governo e das empresas com impactos significativos na competitividade e qualidade dos serviços prestados,” disse.

O evento também contou com palestra doutor em Administração Pública e professor da Fundação Getúlio Vargas, Francisco Gaetani, que ressaltou a necessidade de modernizar os ambientes legais e regulatórios: “O setor público só pode fazer o que a lei prevê e não há como você prever o sucesso de uma inovação. É preciso modernizar o ambiente legal e regulatório. Além disso, o governo precisa abraçar as tecnologias da Indústria 4.0 e ser parceiro do setor privado nesse processo de promoção de inovação e transformação para que o país consiga competir globalmente.” 

No final, houve debate foi mediado pelo diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo.