Notícias

Tecnologia e inovação

GTs são criados para ajudarem no desenvolvimento do setor de Tecnologia e Inovação

Conselho de Tecnologia e Inovação discute os temas levantados pelos grupos de trabalho

24/04/2019 15:21:39

 Atualizado em - 24/04/2019 16:48:55

GTs são criados para ajudarem no desenvolvimento do setor de Tecnologia e Inovação

/ Foto: Sebastião Jacinto Junior

Representantes da academia, empresas e estado se reuniram no dia 24/04, na sede da FIEMG, para participarem da reunião do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG. Durante o encontro, os membros do grupo discutiram assuntos como Ecossistemas de Inovação Tecnológica de Santa Catarina, o sumário de um levantamento e análise de estudos de inovação em MG, Brasil e Mundo que a área de Inteligência Competitividade da FIEMG fará para o Conselho. Outro tema debatido foi a criação do Portal do Conselho. Nele, todos os participantes terão acesso a informações, documentos e materiais relacionados aos grupos de trabalho criados, de forma rápida e prática.

Uma das novidades do Conselho neste ano é a criação de Grupos de Trabalhos para temas específicos. O intuito é que eles tragam proposições para as ações do Plano de Diretrizes do Conselho, focando em questões que são do interesse do setor. Conheçam quais são eles: GT Políticas Públicas e Ambientes Regulatórios, GT Indústria 4.0, GT Ambiente de Negócios e GT Capacitação e Treinamento. Dentre as ações a serem acompanhadas pelos grupos, o GT Indústria 4.0 fará o levantamento de relatórios e estudos já realizados para mapear os setores e áreas prioritárias para a aplicação dos avanços da Indústria 4.0, entre outras. O grupo de Políticas Públicas e Ambientes Regulatórios está responsável, dentre outras ações de “Fortalecer o Estado de Minas Gerais enquanto ambiente propício para desenvolver empresas de base tecnológicas”.

O GT de Ambiente de Negócios está elaborando uma proposta de atuação para aperfeiçoar a interação das universidades/instituições de pesquisas com as indústrias. Por último, o grupo Capacitação e Treinamento tem o intuito de propor ações para a sensibilização da alta gestão das empresas e dos sindicatos, para a adoção de práticas inovadoras em suas empresas e sindicatos, com vista a aumentar o grau de inovação e competitividade da indústria mineira, no contexto da Nova Economia.

Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG é presidido por Valentino Rizzioli e se reúne mensalmente.