Especiais

Tecnologia e inovação

Entenda o que é Realidade Virtual e conheça as principais aplicações

Por Fernanda Fontes

27/06/2018 18:07:20

 Atualizado em - 27/06/2018 18:07:20

Entenda o que é Realidade Virtual e conheça as principais aplicações

Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia que se vale de um sistema computacional para construir plataformas e criar ambientes imersivos que transportam o usuário para cenários virtuais que parecem fazer parte da realidade.

Por meio de recursos visuais e de tecnologias vestíveis, como capacetes e óculos, um universo digital personalizado é criado e pode ser usado para as mais diversas finalidades. Abaixo, saiba como a RV pode ser útil para aprimorar o desenvolvimento industrial em diversos segmentos.

Aplicações da Realidade Virtual

Importantes segmentos de mercado têm visto na Realidade Virtual uma oportunidade para aliviar os custos da indústria. Veja quais segmentos já estão se valendo da tecnologia para ter ganhos em produtividade e produção.

Automotivo

A fábrica da FIAT, em Betim (MG), e da Jeep, em Goiana (PE), usam a tecnologia de Realidade Virtual para construir protótipos e identificar possíveis falhas e potenciais melhorias. Na construção do modelo Argo, a empresa realizou mais de 45 mil horas de simulação antes de iniciar o protótipo do veículo, o que permitiu que uma mudança no componente elétrico fosse realizada sem que o modelo precisasse entrar em larga produção para, somente depois, receber o ajuste necessário.

Saúde

Médicos e demais profissionais da saúde já se valem da RV para treinamentos e simulações em capacitações e práticas que, se aplicados diretamente em pacientes, poderiam comprometer a segurança do procedimento e trazer riscos à vida. Isso sem contar a possibilidade de acompanhamento e intervenções médicas por parte de outros especialistas sem a necessidade de presença no local.

Outra aplicação da RV é nos tratamentos relacionados à saúde mental. Psicólogos e psiquiatras já usam a tecnologia para tratar disfunções relacionadas ao medo e à claustrofobia, por exemplo.

Há ainda a aplicação em tratamentos de reabilitação física e funcional que aproximam pacientes e profissionais da saúde, e estimulam cognitiva e fisicamente os resultados em clínicas e hospitais.

Educação

A Realidade Virtual também é empregada na formação de estudantes. Com o apoio da tecnologia, alunos de cursos diversos podem ter acesso a processos de aprendizagem muito mais instigantes do que os vivenciados apenas em sala de aula. Com óculos especiais, é possível, por exemplo, aprender inglês visitando virtualmente uma unidade da instituição que fica no exterior.

Arquitetura e Construção Civil

O desenho de projetos arquitetônicos e de construção civil feitos em imagens de 360°permitem a visualização de obras antes mesmo que elas sejam iniciadas. Tal benefício favorece a identificação de falhas e a prevenção de erros que resultariam em retrabalho e maior custo de produção.

Agora que você já sabe o que é realidade virtual, veja como a White Martins usa a tecnologia para reduzir custos de uma determinada área em 70%.