Notícias

Defesa da Indústria

Empresas se preparam para exportação

Passaporte Aduaneiro Internacional – ATA Carnet e Sistema Cod Brasil são apresentados em evento na FIEMG

Por Denise Lucas

10/07/2019 16:34:52

 Atualizado em - 10/07/2019 16:40:31

Empresas se preparam para exportação

A FIEMG, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Receita Federal do Brasil e o Ministério da Economia realizaram, no dia 9/07, o seminário Apresentação do Passaporte Aduaneiro Internacional – ATA Carnet e Sistema Cod Brasil. O evento, que foi aconteceu na sede da FIEMG, teve a entrada gratuita e reuniu empresários e operadores do setor de operações internacionais. “O nosso objetivo é apresentar todos os elementos necessários para o processo de exportação temporária”, explica Rebecca Macedo, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMG.

A programação do seminário contou com a participação de especialistas que discutiram o regime de exportação temporária ATA Carnet e a Certificação de Origem Digital, além do processo de validação do documento ATA na Receita Federal (Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves).

“O evento foi realizado no momento em que o país discute uma agenda de maior liberalização internacional”, afirma Fabiano Nogueira, presidente do Conselho de Política e Mercado Internacional da FIEMG. “Com o recente acordo entre o Mercosul e a União Europeia, tratado que eliminará as tarifas de importação, serão acrescidos, ao mercado alcançado pelo Mercosul, aproximadamente 750 milhões de pessoas”, ressalta o Nogueira. “Uma das áreas de maior relevância desta agenda é a modernização do comércio exterior, por meio do Certificado de Origem Digital e o ATA Carnet, que são peças de estratégia de maior agilidade e simplificação de comercio exterior”, pontua o presidente do Conselho.

Participaram do seminário: Felipe Spaniol, coordenador de Serviços de Internacionalização da CNI , Maria Carmem Nepomuceno, auditora Fiscal da Receita Federal,  Paulo Vieira,  gestor Administrativo e Financeiro da ISQ Brasil, Thalis Silva, analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Alessandra Leonel, gerente de Exportação da Cedro Têxtil e Peter Hobe, gestor de Soluções Logísticas Integradas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

ATA Carnet – É mais uma inovação do comércio exterior, emitido pela Federação, consiste em uma espécie de “passaporte de mercadorias”, um documento aduaneiro internacional, que possibilita exportar e importar bens temporariamente sem a incidência de impostos, de modo mais simples e ágil que o tradicional. A circulação destas mercadorias poderá ocorrer em 77 países que utilizam o ATA Carnet por um período de até 12 meses.

O ATA Carnet se aplica equipamentos profissionais e esportivos, amostras comerciais, produtos que serão apresentados ou utilizados em shows, feiras, exposições, congressos e eventos similares.

Sistema COD Brasil - O Certificado de Origem Digital certifica a origem do seu produto no exterior e permite alcançar clientes internacionais com redução/isenção de tarifas.