Notícias

Defesa da Indústria

Agricultura mais forte e trabalho reconhecido

Ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, é homenageado pela FIEMG

Por Denise Lucas

22/05/2019 10:21:56

 Atualizado em - 22/05/2019 10:21:56

Agricultura mais forte e trabalho reconhecido

“Essa homenagem não é apenas a mim, mas também para todos os produtores brasileiros”, afirma Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e atualpresidente-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), ao saber que vai receber a comenda Construtor do Progresso, concedida pela FIEMG. “Estou encarando como um reconhecimento pelo esforço de mais de 50 anos no desenvolvimento da agricultura tropical no Brasil”, celebrou.

A entrega da homenagem será feita no dia 23/05, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, durante a solenidade do Dia da Indústria 2019. A medalha é o reconhecimento do setor industrial ao trabalho pelo desenvolvimento do cerrado brasileiro realizado por Paolinelli. Dentre as muitas atuações na área, o presidente-executivo da Abramilho é reconhecido por modernizar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Fui apenas uma peça em uma grande engrenagem, cujo objetivo foi desenvolver uma política de inovação para os agricultores brasileiros”, pondera. 

O mineiro de Bambuí, formado em Agronomia pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), foi também o responsável pela criação de assentamentos para 720 produtores. “Assim eles começaram a caminhada pela conquista do cerrado. Transformamos o bioma em uma das áreas mais produtivas que o mundo já conheceu”, afirma, lembrando que foi por meio desses e de outros instrumentos que o Brasil se tornou imbatível na produção agrícola tropical.

Dentre as inúmeras homenagens já recebidas por Paolinelli, está a World Food Prize (2006), que é uma premiação equivalente ao Nobel da Alimentação. 

Dia da Indústria – Criado em 1957, pelo presidente Juscelino Kubitschek, o Dia da Indústria foi uma homenagem a Roberto Simonsen, patrono da indústria nacional. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A FIEMG passou a celebrar a data três anos depois, em 1960, na gestão de Fábio de Araújo Motta, presidente da FIEMG à época.

Dia da Indústria

Data: 23/05 Horário: 20h Local: Sala Minas Gerais - Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto, Belo Horizonte Informações: jornalismo@fiemg.com.br | (31) 3263-7753 | 4555 | 4512