Especiais

Esporte e lazer

6 benefícios do esporte para a saúde

Motivos de sobra para você começar a praticar!

Por Rafael Figueiredo

12/04/2019 11:39:22

 Atualizado em - 12/04/2019 11:39:22

6 benefícios do esporte para a saúde

Estamos no Abril Verde, período em que empresas e instituições de diversas partes do Brasil se mobilizam para a conscientização da Segurança e Saúde no trabalho (SST).  Entretanto, os cuidados com a saúde não devem ser limitados a um único mês, precisa ser constante. E por falar nisso, você já pensou nos benefícios do esporte para a saúde?

A prática de esportes e atividades físicas fazem bem para o corpo e para a mente. Portanto, é ideal que aconteça desde cedo e com periodicidade. Mas, infelizmente, algumas pessoas acabam deixando os exercícios em segundo plano e esquecem o quanto eles contribuem para nossa qualidade de vida.

Então, para te dar um incentivo, trouxemos para você 6 benefícios do esporte para a saúde. Confira a seguir!

 

Reduz o estresse

Um dos grandes benefícios do esporte e da prática de atividades físicas é a redução do estresse. Quando você é uma pessoa fisicamente ativa, sua mente afasta os pensamentos negativos. Isso, porque os exercícios estimulam a produção de endorfina, que são substâncias que nosso cérebro produz que estão relacionadas ao relaxamento e bom humor.

Além disso, praticar esportes pode ajudar a combater e evitar problemas psicológicos, como a depressão.

 

Aumenta a autoconfiança

A prática de esportes também está relacionada à autoconfiança. Isso, porque na medida em que sua força e resistência aumentam, você se sente melhor. Isso influencia em outras áreas da sua vida pessoal ou profissional. Afinal, quando você se sente bem consigo mesmo, você se sente mais confiante e determinado.

Portanto, não é somente na aparência que você terá ganhos com o esporte. A imagem que tem de si mesmo ficará ainda melhor.

 

Melhora a concentração

Um dos benefícios do esporte para a saúde é o aumento da concentração. Por mais que o nosso corpo envelheça com o passar dos anos, a atividade física ajuda a manter nossas habilidades mentais.

Ainda, a pessoa que pratica esporte está sempre buscando se aperfeiçoar. Por esse motivo, ela precisa ter foco para alcançar seus objetivos e se concentrar para conseguir melhorar e alcançá-los.

 

Estimula atividades cognitivas

Cada esporte exige que você tenha habilidades diferentes. E para desenvolvê-las, será preciso prática.

O aprendizado esportivo estimula sua capacidade cognitiva. Assim, você exercita seus músculos e suas funções mentais, como o raciocínio rápido, a percepção, o pensamento lógico, os reflexos e muitos outros.

 

Ajuda a manter o peso ideal

O esporte e a atividade física também podem te ajudar a alcançar o peso ideal para seu corpo. Além de fortalecer a musculatura também ajuda a queimar calorias. Entretanto, é importante entender que a alimentação também é muito importante para conseguir alcançar o peso que você almeja.

Uma alimentação saudável e balanceada, junto com a prática esportiva, te ajudará a ficar satisfeito com a balança e reduzir a probabilidade do surgimento de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto.

 

Aumenta o condicionamento físico e a resistência

Por fim, o esporte te ajudará a aumentar seu condicionamento físico e sua resistência, incluindo sua imunidade.

Com músculos fortes, você conseguirá se movimentar melhor e terá menos cansaço. Além disso, você terá mais fôlego e seu coração conseguirá bombear mais sangue, o que pode evitar o surgimento de doenças cardíacas.

 

Os benefícios do esporte para a saúde são muitos. Você pôde ver alguns deles, mas ainda há vários outros. Portanto, agora você já tem motivos de sobra para procurar uma Escola de Esportes e escolher a modalidade que mais combina com você. Pratique saúde!