Especiais

Educação

5 dicas para se sair bem na prova do programa de Aprendizagem Industrial

Processo de seleção acontecerá no dia 27 de outubro

Por Fernanda Fontes

08/10/2018 13:55:45

 Atualizado em - 08/10/2018 13:57:21

5 dicas para se sair bem na prova do programa de Aprendizagem Industrial

O processo de seleção para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial acontecerá no dia 27 de outubro (sábado), em horário e local informados no comprovante de inscrição. Para fazer uma boa prova, o candidato precisa ler o edital e ficar atento a todos os tópicos abordados.

Para ajudá-lo ainda mais, separamos 5 dicas que potencializarão a conquista da tão sonhada vaga. Para conhecê-las, prossiga a leitura!

1 – Estude com antecedência

Durante a avaliação, serão testados os conhecimentos dos inscritos em Matemática e Português, sendo 15 questões de múltipla escolha de cada área. Os conteúdos a serem estudados estão disponíveis no edital, anexo II.

É importante verificar todas as matérias e estudar com antecedência para entender as disciplinas, e não apenas decorá-las. Deixar para o último momento pode não dar tempo de ver tudo o que é necessário, além de causar ansiedade. Para evitar qualquer insegurança, faça um cronograma e comece a estudar o quanto antes!

2 – Cuide de você

Estudar cansado ou com fome não ajuda a concentrar e a absorver o conteúdo. Ficar horas e horas lendo sem descanso, também não favorece a aprendizagem. Cuidar de si, entender seus momentos e necessidades, é fundamental para se preparar e ir para a prova com segurança.

Durma o tempo adequado para que seu corpo descanse, beba bastante água e alimenta-se bem antes da prova, pois durante a aplicação, não é permito comer na sala.

E não se esqueça de levar uma garrafinha com água para hidratar-se durante o tempo em que permanecer no local.

3 – Separe os documentos

No dia da prova, é necessário levar o comprovante de inscrição  já disponível no site , documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte), lápis, borracha e caneta esferográfica (azul ou preta).

Separe tudo no dia anterior para não esquecer nada!

4 – Chegue cedo

Pesquise antecipadamente o caminho para chegar até o local indicado no comprovante de inscrição. Verifique o horário e programa-se para chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. Não se esqueça que imprevistos podem acontecer e que, por isso, quanto antes você chegar, mais tranquilo ficará para realizar a prova.

5 – Concentre-se e fique calmo

Tranquilidade é fundamental para que você consiga se concentrar e fazer uma boa prova. Respire fundo e tente não ficar nervoso. Confie em você e lembre-se dos esforços que fez para passar no processo seletivo. Assim, conseguirá ter calma para ler as questões e marcar a opção que considera a mais correta.  

Ao seguir as dicas e se preparar adequadamente, você estará mais confiante para participar do processo de seleção dos cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial. E para saber sobre outros cursos e processos seletivos, siga as páginas oficiais do SENAI MG nas redes sociais.  

Boa prova!