27/05/2019 a 31/05/2019

SENAI Itaúna realiza Semana Tecnológica de Fundição

Evento é gratuito e vai receber profissionais do segmento, alunos, fornecedores e toda cadeia produtiva da fundição

Sindicatos

Em comemoração ao dia da Indústria, aniversário do SENAI e do CETEF, celebrados no mês de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Itaúna, em parceria com a ABIFA, o SINDIMEI e o SIFUMG vai realizar a Semana Tecnológica de Fundição. Do dia 27 ao dia 31 de maio, diversas palestras, debates e troca de experiências estarão disponíveis para trabalhadores das indústrias, profissionais que atuam no setor de fundição e alunos de cursos técnicos relacionados.

De acordo com o Analista de Tecnologia do SENAI Itaúna, Reyler Bueno Faria, cerca de 90% dos alunos do Curso Técnico em Metalurgia com ênfase em Fundição já atuam na área, e a ideia do evento é levar informação e capacitar os futuros profissionais. “A estratégia também é apresentar um ensino fora da sala de aula, para que os alunos aprendam sobre o mercado de fundição de forma dinâmica e ainda ampliando os contatos com fornecedores e participantes”, explicou.

De segunda a quinta serão realizadas duas palestras técnicas por dia, que serão apresentadas por fornecedores do segmento. Os profissionais exibirão estudos de caso das tecnologias que são aplicadas nas empresas e os resultados obtidos com as inovações. No último dia de evento, haverá debate sobre o papel do técnico no processo de fundição, suas perspectivas para o mercado de trabalho e projeções nas quais os profissionais da área podem estar inseridos. Para a discussão dos temas foram convidados ex-alunos do curso técnico em fundição do SENAI Itaúna, que possuem grande experiência no ramo e carreiras de sucesso.

Ainda segundo o Analista responsável pelo projeto, o evento reforça o papel do SENAI de levar capacitação e preparar os futuros profissionais que serão absorvidos pela cadeia produtiva de fundição. “A indústria 4.0 é uma realidade e precisamos atualizar os alunos e profissionais do segmento, apresentar processos e tecnologias inovadoras e dessa forma contribuir para o desenvolvimento da indústria, que é nossa missão”, finalizou.

O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa parabenizou os organizadores e reforçou a importância de ações como essa no fortalecimento do setor. “Mais uma vez a Federação, através do SENAI Itaúna está empenhada em trazer conhecimento e capacitação que são diferenciais no aumento da competitividade industrial”, enfatizou.

O evento é piloto e a intenção é que entre para o calendário anual de eventos do SENAI Itaúna.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla https://www.sympla.com.br/semana-tecnologica-de-fundicao-2019__524508 .

Informações: Velma de Oliveira Moreira | (37) 3249-2416

• SEGUNDA-FEIRA 27/05

Horário: 19h
Tema: Diminuição do teor de magnésio em ligas nodularizantes. Empresa ELKEM.
Palestrante: Marlon Bauer.

Horário: 20h
Tema: Aplicações da análise térmica eutética na produção. Empresa AG ASSESSORIA DE FUNDIÇÃO.
Palestrante: Antônio George.

• TERÇA-FEIRA 28/05
Reunião Plenária da Associação Brasileira de Fundição – ABIFA
Horário: 16h

Horário: 19h
Tema: Tecnologia do nióbio em Materiais fundidos. Empresa CBMM Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.
Palestrante: Marcos Paulo Meira.

Horário: 20h
Tema: Uso do carbeto de silício em processos de fundição de ferro fundido. Empresa SAINT-GOBAIN.
Palestrante: Klébson Luiz Silva.

• QUARTA-FEIRA 29/05

Horário: 19h
Tema: A tecnologia Inductotherm aplicada a mudança de processos de fusão convencionais por indução. Empresa INDUCTOTHERM.
Palestrante: Fernando Mauri.

Horário: 20h
Tema: Bentonita BENTONGEL AÇO AP/XD. Empresa BENTONISA.
Palestrante: Wandeir José.

• QUINTA-FEIRA 30/05

Horário: 19h
Tema: Novas Tecnologias em sistemas de moldagem, macharia e vazamento: Um estudo da redução de custos e aumento da produtividade. Empresa EUROMAC.
Palestrante: Reginaldo Andrade.

Horário: 20h
Tema: Projetos e processos de fundição robustos, competitivos e sustentáveis. Empresa MAGMA ENGENHARIA DO BRASIL.
Palestrante: Reinaldo Oliveira.

• SEXTA-FEIRA 31/05

ENCONTRO ACADÊMICO DE FUNDIDORES
Horário: 19h às 21h
Participantes: Pedro Henrique Parreiras. Fundição de Ferro Ltda - FUNFER. Divinópolis – MG.
Glaucimar Martins de Souza. Fundição: FUNDIMIG. Carmo da Mata e Cláudio – MG.
Cristiano Soares. Metalúrgica Soares Indústria e Comércio Ltda. Itaúna – MG.
Tânia Nogueira Fonseca. Universidade de Itaúna e Universidade do Estado de Minas Gerais.